domingo, 16 de junho de 2013

Parque do Delta do Jacuí - Uma reflexão!

Imagem web
Apresentamos tal introdução, com vista a promover reflexão e debate sobre a relevância dos preâmbulos que envolvem o Plano de Manejo do Parque Delta do Jacuí, tais como habitação, direitos humanos, emprego, ensino, cultura, turismo, economia e preservação ambiental que atinge, no mínimo oito importantes cidades gaúchas. 

A microrregião Porto Alegre - Delta do Jacuí é constituída pelos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Triunfo, Viamão e ainda a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Acolhe 22% da população total do Rio Grande do Sul e comporta atrativos culturais, naturais, culinários e institucionais.

Essa região possui ótima estrutura hoteleira, centros de eventos, shoppings centers, um aeroporto internacional e os mais variados tipos de serviços disponíveis ao fomento do turismo como fonte do desenvolvimento social da região, consagrada como centro político, econômico e financeiro do Estado, em função de também concentrar a maior parte das indústrias e serviços.

Nesta microrregião estão localizadas as Ilhas, tais como Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha das Flores, Ilha da Pintada e outras, em que os moradores desenvolvem atividade pesqueira para o sustento ou ampliação da renda familiar. Em Eldorado do Sul, local conhecido pela abundância de eucalipto e acácia, utilizadas para abastecimento das fábricas de celulose, também há expectativa de desenvolvimento econômico, através do turismo. O mesmo ocorre em outros pontos dessa microrregião que, de alguma forma vive e sobrevive das riquezas naturais, seja pelo turismo ou pelo extração.

Fonte: Facebook Agapan