domingo, 30 de junho de 2013

Moção de Apoio à Reforma Política proposta pela presidenta Dilma

Arte Mario Pepo
Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, protocolou na sexta-feira (28/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, Moção de Apoio ao plebiscito para reforma política proposto pela presidenta Dilma Rousseff, no qual o povo brasileiro poderá decidir, entre outras questões relevantes, sobre a forma da representação proporcional, o financiamento das campanhas eleitorais, a participação das mulheres nas candidaturas e a possibilidade de reeleição.

Foto Divulgação Gabinete
Para Sofia está clara a demonstração de que o modelo institucional vigente já não atende os anseios da população. “Neste inverno de 2013 os jovens brasileiros saem às ruas para exigir dos poderes constituídos o atendimento de amplas, históricas, justas e legítimas reivindicações, entre elas o transporte público de qualidade, saúde, educação, ética na política, democracia, respeito aos direitos humanos”.

Foto Divulgação Gabinete
Porto Alegre, continua ela, foi o nascedouro deste movimento ao realizar a primeira caminhada contra o aumento da passagem de ônibus. Rapidamente as manifestações se espalharam pelo país e a cada nova caminhada, novas demandas foram incorporadas. Atualmente, a redução do preço das passagens nas principais cidades já foram conquistados, mas surgiram outras pautas importantes trazidas pelos movimentos manifestantes, enfatiza Sofia.

Atenta a esta realidade a presidenta Dilma Rousseff recebeu os principais dirigentes das mobilizações para em seguida apresentar à Nação uma proposta que pretende ouvir diretamente a população através de um plebiscito para reforma política, e Porto Alegre tem que apoiar essa iniciativa, afirma a vereadora.