sábado, 8 de junho de 2013

Municipários de Porto Alegre: assembleia geral na quinta-feira

Foto Simpa
No dia 13 de junho, quinta-feira, os municipários realizarão nova assembleia geral para avaliar as negociações com o governo e a mobilização da categoria. A assembleia terá início às 14h e ocorrerá no Centro de Eventos do Parque Harmonia. 

Municipários protestam na prefeitura e exigem reajuste 

Na quarta-feira (05/6), cerca de 2 mil municipários protestaram no Paço Municipal contra a proposta de reajuste apresentada pelo governo. A categoria iniciou a campanha salarial no mês de abril e, na última assembleia geral, realizada no dia 20/05, deflagrou estado de greve.

Foto Mario Pepo
O protesto ocorreu após várias rodadas de negociações que não obtiveram avanço na proposta inicial do governo. O Executivo propõe um acordo bianual (2013-2014) que, além da reposição da inflação, prevê um reajuste de 0,25%. A categoria rejeitou esta proposta e reivindica 17% de reajuste, sendo 6,49% correspondente a inflação e o restante de perdas salariais acumuladas.

Os servidores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ligados ao SEMAPI e ao SINTRAN, também rejeitaram a proposta do governo e participaram da mobilização organizada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) com o objetivo de unificar a mobilização.

Antes da manifestação realizada no Paço Municipal, os municipários protestaram na Secretaria Municipal da Saúde e exigiram a saída do secretário Carlos Casartelli. Os servidores denunciaram o autoritarismo, a política de terceirizações e o caos no atendimento na Saúde. Após o protesto em frente à sede da Secretaria, os servidores saíram em passeata até o Paço Municipal.

Fonte: Portal do Simpa