domingo, 16 de junho de 2013

Novo ato contra o aumento da passagem em #PortoAlegre

Imagem web
Amanhã - Segunda-feira 17/06 - Concentração às 18h em frente à Prefeitura de Porto Alegre.

SE A TARIFA NÃO BAIXAR A CIDADE VAI PARAR!!

Todo aumento é uma injustiça! Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte - em 2010, já eram 37 milhões de brasileiros que deixavam de usar o ônibus todo dia por não ter dinheiro. E não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade: dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos, etc.

Cobrar pelo uso do transporte - que deveria ser público - e ainda aumentar esse preço é uma escolha política pela exclusão, que só beneficia os cofres dos empresários de ônibus. Quando se trata de mobilidade urbana, o poder público continua investindo a maior parte em grandes obras viárias que só beneficiam o carro e não resolvem o problema do trânsito. Enquanto isso, a passagem continua subindo, atendendo às exigências dos empresas que exploram esse serviço.

É possível barrar um aumento! Nos últimos anos, a população de várias cidades do Brasil saiu às ruas para protestar e conseguiu forçar suas prefeituras a abaixar o preço da passagem. Aconteceu em Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Teresina, Natal, Aracajú e Taboão da Serra. Se eles conseguiram lá, podemos conseguir aqui também!

Além disso, nós também lutamos contra: 
- Contra a criminalização dos movimentos sociais
- Apoio às vítimas de repressão e violência abusiva da polícia/governo nas cidades que protestaram semana passada (SP, RJ, aqui, etc)
- Busca da sensibilização e do apoio das forças policiais da nossa cidade que são povo como nós e estão incluídos em nossas lutas
- Contra o PEC-37 que vai calar o Ministério Público
- Contra o PL 728/2011 que vai criminalizar manifestações durante a Copa

Lembrem-se que não é por 20 centavos, é por DIREITOS!

Fonte: Passe Livre Já!