terça-feira, 18 de junho de 2013

Recursos para a Uergs

Foto Marina Lovato/ALRS
Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, a vereadora Sofia Cavedon (PT) participou nesta terça-feira (18/6) da audiência pública que debateu a situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), promovida pelas comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS.

No encontro os deputados definiram acelerar a regulamentação da Emenda Constitucional, proposta pelo deputado Raul Pont (PT) e aprovada pelo plenário da Assembleia, que destina 0,5% da receita líquida dos impostos do Estado ao ensino superior comunitário. Além disso, eles devem encaminhar proposta às bancadas para a ampliação deste orçamento.

Com o Plenarinho lotado, o reitor da Uergs, Fernando Guaragna, disse que nos últimos dois anos, a Universidade ampliou o número de professores de 116 para 200 e de funcionários, de 110 para 150. Também teve um crescimento no número de alunos em 40%. Guaragna agradeceu à Assembleia Legislativa pela aprovação do plano de carreira dos funcionários da Uergs e a aprovação das emendas constitucionais que incluem a universidade na Constituição Estadual e no orçamento do Estado. Enfatizou, porém, que sem previsão orçamentária e sem um grande aporte de recursos, não é possível fazer planejamento. “Não temos ainda como planejar nosso futuro porque não temos previsão orçamentária para 2014. Isso nos dificulta aprovar demandas de novos cursos”, justificou.

Leia a íntegra da matéria no Portal da ALRS.

Veja também:
18 de maio de 2013
Comitê Metropolitano Pró-Uergs inicia luta pela liberação de verbas
16 de agosto de 2012
Conquista: Campus da Uergs será no Centro Vida