sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sarau O que move a cultura e o que a cultura move

Arte Mario Pepo
Homenageando os Movimentos Sociais da capital e a sua capacidade de resistência, artistas que participaram do Sarau O que move a cultura e o que a cultura move, debateram na noite desta quinta-feira (06/6) a também resistência da cultura frente à indústria do entretenimento.

Promovido pelo mandato de Sofia Cavedon, vereadora petista da capital, o encontro no Meme Santo de Casa Estação Cultural contou com a participação dos artistas Adriane Azevedo, Nelson Coelho de Castro, Angela Tonon, Marise Siqueira, Paulo Guimarães, Ana Medeiros, Fernanda Stein, Laco e Gelson Oliveira. 

Sofia, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Porto Alegre, destacou os espaços da cidade que hoje acolhem e fomentam os projetos culturais populares, como o Meme. “No modelo capitalista que vivemos a cultura ficou elitizada e para a classe popular foi desenvolvida a indústria do entretenimento, que prioriza a alienação”.

Para Sofia a mudança de prioridade só se dará com a democratização da comunicação e através da reforma política do estado brasileiro. Ela destaca que apesar da conjuntura e com muita luta e diálogo, alguns avanços foram conquistados em Porto Alegre, como a realização da Mostra de Artes Cênicas e Música no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal, que contou com uma emenda de sua autoria no orçamento da Casa para o fomento da atividade, e o recente projeto de lei protocolado também na Câmara, de autoria coletiva e que foi coordenado pela vereadora, que libera aos artistas de rua as manifestações culturais no espaço público aberto, hoje proibidas pelo governo municipal. Iniciativas como o Vale-cultura e o Mais Cultura na Educação, programas do governo federal, também foram saudados por Sofia, mesmo que ainda necessitando de ajustes.

Entre as manifestações dos artistas destacam-se o pouco incentivo, dentro das artes, para a dança; o esforço dos grupos autônomos para sobreviverem e se apresentarem e a resistência dos artistas da capital no enfrentamento à indústria cultural.

Veja um pouco do Sarau...

sarau culturaSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura move
Sarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura move
Sarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura moveSarau O que move a cultura e o que a cultura move