sexta-feira, 5 de julho de 2013

Apoio às comunidades do entorno da Avenida Tronco

Foto Ramiro Furquim/Sul21
Apoiadora e participante das manifestações realizadas na capital, Sofia Cavedon, vereadora petista de Porto Alegre, esteve nesta quinta-feira (04/7) junto com os Movimentos Sociais, moradores e juventude na caminhada de apoio às comunidades que estão sendo removidas do entorno da Avenida Tronco, zona sul da cidade, devido às obras da Copa 2014.

Movimentos sociais e moradores da periferia caminham juntos na Vila Cruzeiro (Sul21)

Foto Sofia Cavedon
Nas ruas da Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre, mais de mil militantes se manifestaram nesta quinta-feira (4) contra as remoções nas cercanias da Avenida Tronco e as consequências das obras para a Copa do Mundo de 2014. Construído em conjunto pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público e o Comitê Popular da Copa, o ato contou com expressivo apoio dos moradores do bairro e integrantes das organizações que, nas últimas semanas, coordenam os protestos pelo passe livre no transporte público da cidade.

A caminhada passou também pelo bairro Cristal e teve o seu fim nas proximidades do Barra Shopping – sem o registro de incidentes graves durante todo o percurso. A reportagem do Sul21 não registrou qualquer conflito entre os manifestantes na longa caminhada pelo bairro – a Brigada Militar, por sua vez, acompanhou a marcha de forma discreta e quase não foi vista.

Famílias relatam as contradições do despejo

Foto Sofia Cavedon
Cerca de mil e quinhentas famílias estão sendo afetadas pelas obras que envolvem a duplicação e extensão da Avenida Moab Caldas, conhecida como Avenida Tronco, na Vila Cruzeiro. Para a Prefeitura de Porto Alegre, trata-se de “talvez a iniciativa de maior relevância no conjunto de obras a ser concluído até 2014”, conforme consta no site da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo (SECOPA). Para os moradores do entorno, o empreendimento se relaciona diretamente aos despejos.

Leia a íntegra da matéria no Portal Sul21.