quinta-feira, 18 de julho de 2013

Projetos de passe livre e abertura das planilhas de contas foram protocolados

Foto Leonardo Contursi/CMPA 
Os projetos de passe livre para estudantes e desempregados e de abertura das planilhas de contas das empresas de ônibus foram protocolados pelas vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL), representando suas bancadas, juntamente com membros dos grupos do Movimento. 

Câmara desocupada

Após oito dias de ocupação, o movimento coordenado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, deixou a Câmara Municipal de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (18/7).

Após a Casa foi vistoriada por oficiais de Justiça, juntamente com a juíza Cristina Luíza Marquezan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública, e a promotora de Justiça Maria Cristina Santos Lucca e o presidente da Câmara, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT).

A desocupação iniciou na quarta-feira (17/7) à noite, após audiência de conciliação no Foro Central da Capital no qual Câmara e manifestantes fecharam acordo para que o prédio fosse liberado.

De acordo com a juíza Cristina Luíza Marquezan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública, a desocupação foi pacifica, sem prejuízo à Casa e aos servidores. “O Judiciário cumpriu seu papel de mediador de conflitos. A gente tenta esgotar o máximo o conflito para chegar a um denominador comum”, salientou. 

Projetos protocolados 

O acordo que foi cumprido previa que apenas metade do grupo saísse do local ainda na noite de quarta, o que representava cerca de 200 pessoas, incluindo crianças e adolescentes. O restante ficou no térreo da Casa até a manhã desta quinta-feira, aguardando que os parlamentares cumprissem o combinado, de protocolar projetos sugeridos pelos manifestantes.

Os projetos de passe livre para estudantes e desempregados e de abertura das planilhas de contas das empresas de ônibus foram protocolados pelas vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL), representando suas bancadas, juntamente com membros dos grupos do Movimento.

Com informações do Portal da CMPA.