segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nesta Terça: Seminário debaterá qual a cidade que queremos?

A conjuntura atual aponta para à necessidade de avançarmos no debate político, acerca do tema da Mobilidade Urbana e nossa compreensão das pautas populares evidenciadas com as inúmeras manifestações das ruas. Neste sentido, estaremos construindo um Diálogo intitulado "Rumo à Cidade que Queremos de Forma Sustentável, solidária e Democrática" para que possamos, de forma coletiva e participativa, aprofundarmos os temas abaixo relacionados:

> Planejar para desenvolver a cidade com sustentabilidade
> Participação é um direito e uma garantia de cidadania 
> Projeto Urbano qualifica a cidade para todos 
> Espaço público é um lugar de encontro e de troca
> Mobilidade é prioridade ao pedestre e transporte público de qualidade
> A paisagem da cidade é patrimônio de todos 
> Habitação com qualidade e integração das comunidades Morar com dignidade é um direito de todos 
> Transporte Público e Mobilidade Urbana
> Instituir um Sistema de Gestão Pública do Transporte como uma Estratégia de Controle Social 

Programação

No painel da manhã - "Rumo à Cidade que Queremos de Forma Sustentável, solidária e Democrática" - com a participação dos painelistas: Prof. Rogério Malinski, Especializado em Planejamento Urbano; Marcha Mundial de Mulheres; Prof. Benamy Turkienicz (UFRGS), Doutor em Urbanismo; Dr. Mario Verdi, Presidente da Associação dos Profissionais em Design do RS; e Juremir Machado - Jornalista do Correio do Povo.

Os palestrantes desenvolverão o tema do Diálogo na perspectiva de aprofundar o debate acerca dos seguintes princípios e diretrizes:

1. Desenvolvimento Sustentável da cidade, nas dimensões socioeconômicas e ambientais: * A paisagem da cidade como patrimônio de todos * O Projeto Urbano como estratégia de qualificação da cidade * O Espaço público como um lugar de encontro e de troca * A presença da Acessibilidade Universal na estrutura de mobilidade urbana.
2. Transporte Público e Mobilidade Urbana: eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano: * A Mobilidade urbana tendo como prioridade o pedestre * O transporte público como garantia de acesso democrático aos espaços e serviços * Serviço público de transporte, itinerários e preços justos controlados socialmente: a Instituição de um Sistema de Gestão Pública o Transporte como uma Estratégia de Controle Social.
3. Habitação com qualidade e integração das comunidades: * Morar com dignidade é um direito de todos * Territórios Étnicos no contexto da cidade (Quilombos Urbanos, Terreiros e lugares com referenciais históricos). 1

Nos painéis da tarde, às 13h30m - Mesa da Bancada - "O papel da Bancada do PT para o desenvolvimento da cidade que queremos". Com a participação de Alberto Kopittke, Engenheiro Comasseto, Marcelo Sgarbossa, Mauro Pinheiro e Sofia Cavedon.

Às 15h30m - Mesa - "As Mobilizações Populares e suas Perspectivas para a Cidade que Queremos de Forma Sustentável, Solidária e Democrática ", com Wilson Valério Lopes - Vice Presidente da CONAM; Rubens Pazim - Metroviários; Anderson Girotto - MST;  Malu Viana - Coordenação Nacional FNMH2Sul / Hip Hop;  Alceu Weber - Presidente da Comissão do Dissidio dos Rodoviários; Levante Popular da Juventude; Marcha das Vadias

Às 18h, haverá a apresentação e aprovação do Relatório Final.

Local: Plenário Otávio Rocha, Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Endereço: Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico, Porto Alegre.

Veja a programação completa aqui.