quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Escolas terão brinquedos adaptados para crianças com deficiência

Imagem web
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência a iniciativa de Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, que determina que todas as escolas localizadas no município tenham playgrounds adaptados a crianças com deficiência física ou mental, foi aprovada nesta quarta-feira (21/8) na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre. 

Todas as escolas no município terão que ter ao menos um brinquedo adaptado! 

Para Sofia, a proposta corrige uma lacuna na Lei 10.833, de fevereiro de 2010, que determina a instalação de equipamentos adaptados a crianças com deficiência nas áreas públicas destinadas ao lazer ou à recreação em Porto Alegre. “A minha intenção é que esses equipamentos sejam instalados também nas áreas de lazer das escolas, garantindo o direito de brincar de todas as crianças”, justifica.

Foto Ederson Nunes/CMPA
O projeto diz ainda que a alteração também visa contemplar a legislação vigente no país sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas regulares. “As tecnologias assistivas vieram ao encontro da escola acessível, sendo inaceitável que o ato de brincar não seja acessível a todas as crianças”, considera.

Todas as escolas têm que ter brinquedos adaptados, porque as nossas crianças estão chegando às escolas, mas não podem andar de balanço, não podem andar de gira-gira, não podem andar de gangorra, porque precisam de suportes especiais, adaptados às pessoas, às meninas, aos meninos adolescentes, às crianças com deficiência. Esse é um investimento muito possível”. – Sofia Cavedon

Ouça: Escolas vão ter brinquedos especiais para crianças com deficiência

Conheça o projeto de lei.  

Veja aqui como foi a votação: Sim: 19 / Não: 8 / Abstenção: 1 / Ausente: 3 / Não votou: 3

Fonte: Assessoria de Imprensa CMPA