segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Guardas Municipais nas escolas: necessidades e nomeações

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, debaterá nesta terça-feira (20/8), às 14h30min, sobre a necessidade de Guardas Municipais nas escolas e as nomeações dos aprovados do concurso público ainda vigente. A audiência será na sala 303 da Casa Legislativa – Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico.

Conforme a presidente da Comissão de Educação, vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), a pauta tem sido recorrente nas manifestações das comunidades escolares sobre a questão da segurança nas escolas do município. “Nisso, diz ela, a prefeitura contrata empresas privadas de vigilância para executar serviços que são da Guarda Municipal, mesmo tendo um concurso em vigência, com 84 aprovados aguardando serem nomeados”, destaca a vereadora.

Sobre a Guarda

Mesmo com um concurso ainda válido, o governo municipal contratou empresas privadas de vigilância para executar serviços de Guarda Municipal. Segundo representantes dos concursados não chamados, só este ano foram empenhados R$ 11 milhões e no mês de maio R$ 5 milhões foram pagos para empresas terceirizadas de vigilância patrimonial.

As provas para o concurso público 447 para Guarda Municipal de Porto Alegre aconteceram em janeiro de 2009. A primeira turma, com 90 guardas, foi chamada em 2010. A segunda turma, com 84 alunos, ainda aguarda a nomeação. A validade do concurso termina em novembro deste ano.

Com informações do Portal da CMPA.