sábado, 31 de agosto de 2013

Projeto prevê mais segurança aos ciclistas

Foto Marta Resing
Na semana que passou o projeto de lei da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) que prevê mais segurança aos ciclistas amadores da capital (PLL nº 161/13), foi debatido em segunda sessão de pauta.

A proposta visa contribuir com a segurança dos ciclistas amadores, e determina que os responsáveis pelas atividades de locação ou empréstimo de bicicletas, passem a disponibilizar os veículos equipados com os itens obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), incluindo o fornecimento de capacetes para os usuários.

“Espero que essa proposição tramite com urgência na Casa, porque a Prefeitura está ampliando bastante, não sabemos bem em que termos, a cessão de espaços públicos para o aluguel de bicicletas. Essa prática está crescendo na cidade e, infelizmente, paralelamente, está crescendo o número de acidentes no conflito entre ônibus, carros e a bicicleta. E os usuários, estando desprotegidos, são muito mais vulneráveis. Estamos aqui tratando de Saúde”, manifestou-se Sofia na tribuna da sessão plenária.

Sofia enfatizou que “não sei de contrapartida nenhuma dessa empresa que está alugando bicicletas na cidade à Prefeitura de Porto Alegre. É um negócio? Acredito que um bom negócio, senão não haveria interessados, e a Prefeitura não ganha nada com isso a não ser que esse serviço seja disponível. Portanto, é possível, sim, exigir todos os dispositivos que deem segurança ao ciclista: bicicletas bem cuidadas, bicicletas mantidas em dia, mantidas completas, e a disponibilização de capacetes com algum dispositivo para limpeza, seja touca descartável, seja um fundo descartável, aí a tecnologia resolve”.

Saiba mais:
Bicicletas - Lei que começa a tramitar prevê mais segurança aos ciclista da capital