terça-feira, 3 de setembro de 2013

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas conhecerá a Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos

Foto EMEF Villa Lobo
Nesta quinta-feira (05/9), às 09h, a Caravana das Boas Práticas Pedagógicas, da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, irá conhecer o projeto de Robótica Educacional - RoboCup - dos alunos da EMEF Heitor Villa Lobos (Av. Prof. Santo Dias da Silva, 1 - Lomba Pinheiro), que ficou este ano entre as 10 melhores equipes de Robótica do Mundo e foram campeões mundiais na técnica, em encontro realizado na Holanda.

Sofia Cavedon, vereadora petista que preside a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), enfatiza que o objetivo do projeto é conhecer, registrar e socializar práticas pedagógicas desenvolvidas por escolas públicas municipais, estaduais e particulares, localizadas na capital.

Ela lembra que as escolas que desejarem participar do projeto devem solicitar a sua inclusão através do email cece@camarapoa.rs.gov.br e/ou ligar para (51) 3220.4342.

Robótica Educacional 

Foto EMEF Villa Lobo
A Robótica Educacional é a aplicação da tecnologia, possibilitando expandir o ambiente de aprendizagem de forma lúdica, desafiante, utilizando na sua montagem peças Lego, sucatas e o computador, para dar animação aos modelos criados. Na EMEF Heitor Villa Lobos as oficinas de Robótica ocorrem uma vez por semana no turno inverso ao das aulas e é coordenada pela professora Cristiane Cabral.

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas

Arte Mario Pepo
Iniciado em 2011 pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Editoria de Ensino do jornal Correio do Povo, a nova edição da Caravana se volta para o registro do próprio professor e alunos em diários; e na organização de um seminário, que permita a reflexão de suas práticas no diálogo com os demais escolas e com a universidade, bem como o aprofundamento da fundamentação teórica das mesmas.

A intenção é incentivar o intercâmbio para que as soluções exitosas adotadas por algumas escolas sirvam de exemplo para outras. “Queremos que os próprios professores escrevam contando sobre suas experiências para que a gente possa publicar um livro com todo este material”, disse Sofia.

Visite o blog Robótica Villa Lobos.