quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas no Colóquio Internacional Paulo Freire

Sofia Cavedon, vereadora do PT de Porto Alegre, esta participando do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire (19 a 21/9), em Recife, quando apresentará o trabalho “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Desvelando e socializando práticas curriculares emancipatórias”, feito em conjunto com a editora de ensino do jornal Correio do Povo, jornalista Maria José Vasconcelos.

Conforme Sofia, “o trabalho propõe-se a relatar o projeto Caravana das Boas Práticas Pedagógicas, iniciado em 2011 pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Editoria de Ensino do jornal Correio do Povo, com o objetivo de conhecer, registrar e socializar práticas pedagógicas desenvolvidas por escolas públicas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul.

Foto Divulgação
O trabalho, em sua primeira edição, permitiu encontrar, de fato, na escola, um lugar de humanização. Sofia salienta que “talvez seja esta a melhor síntese que se possa fazer a partir das visitas da Caravana Pedagógica e da análise dos trabalhos de escolas publicados na página de Ensino do CP. Foram desveladas as mais diversas formas de provocar o alargamento das fronteiras culturais e humanas dos estudantes; e ver que professores, de fato, querem que as relações sejam respeitosas e investem no espantamento, na reflexão e em práticas que criem relações construtivas entre os alunos”.

A nova edição da Caravana, que este ano é promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, se volta para o registro do próprio professor e alunos em diários; e na organização de um seminário, que permita a reflexão de suas práticas no diálogo com os demais e com a universidade, bem como o aprofundamento da fundamentação teórica que das mesmas.

A intenção é incentivar o intercâmbio para que as soluções exitosas adotadas por algumas escolas sirvam de exemplo para outras. “Queremos que os próprios professores escrevam contando sobre suas experiências para que a gente possa publicar um livro com todo este material”, disse Sofia.

Colóquio Internacional Paulo Freire 

Foto Sofia Cavedon
O Colóquio Internacional Paulo Freire é uma das principais atividades do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e se caracteriza como um instrumento do diálogo entre a gênese do pensamento freireano e sua atualidade, expressa por meio das produções de seus integrantes. Está em sua oitava edição, tendo como tema a Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire.

O encontro acontece de 19 a 21 de Setembro, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e é promovido pelo Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas em parceria com a UFPE, a Farias & Denton e outras Instituições.

Visite o Portal do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.

Veja também:
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Desvelando e socializando práticas curriculares emancipatórias 
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Escola Pepita Leão mostra suas práticas pedagógicas 
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas Alunos utilizam diários de classe como instrumento de evolução pedagógica 
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Cece conhece boas práticas pedagógicas na Vila Nazaré 
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas