domingo, 22 de setembro de 2013

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Sofia apresenta projeto no Colóquio Internacional Paulo Freire

Foto Sofia Cavedon
Sofia Cavedon, vereadora petista e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Porto Alegre, participou, em Recife, do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire (19 a 21/9), quando apresentou o projeto “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Desvelando e socializando práticas curriculares emancipatórias”, feito em conjunto com jornalista Maria José Vasconcelos.

O projeto, desenvolvido em 2011 quando Sofia presidiu a Câmara de Vereadores da capital, e reeditado este ano na sua gestão como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Casa Legislativa, propõem-se a registrar e socializar práticas pedagógicas desenvolvidas por escolas públicas municipais, estaduais e particulares do Rio Grande do Sul, localizadas em Porto Alegre.

Foto Divulgação Gabinete
Caravana das Boas Práticas Pedagógicas de 2011 foi registrado e compartilhado através de um caderno, vídeos e uma mostra de trabalhos, que produziram debates e circulação em 2012. Este ano, diz Sofia, tomamos Paulo Freire como uma referência, “nossa intenção é desafiar os professores para além do relato, de modo a fazerem a reflexão teórica e socializarem suas vivências e saberes num seminário de compartilhamento do currículo que revelam”.

Sofia destaca que a surpresa, após apresentar o projeto da Caravana, foi o fato do “político” ir ao encontro das escolas, dos professores. “O movimento inverso é o usual”, afirmaram. Outro questionamento foi o retorno às escolas visitadas. Ela enfatizou que através dos textos publicados sobre o trabalho revelado, a publicação é socializada com outras comunidades escolares.

Colóquio Internacional Paulo Freire 

Foto Divulgação Gabinete
Sofia assistiu conferências como a proferida pelo Prof. Dr. Alder Júlio Ferreira Calado (UFPB e Movimentos Sociais), sobre “Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire”, mostrando o processo de educação construtor de humanidade; Palestra sobre “Educação como Prática da Liberdade e Conhecimento Emancipatório”, do professor e escritor Carlos Rodrigues Brandão, que lançou o livro “Flores de Abril” que fala sobre educação ambiental, na perspectiva crítico transformadora.

Veja também: 
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Desvelando e socializando práticas curriculares emancipatórias 
- Caravana das Boas Práticas Pedagógicas no Colóquio Internacional Paulo Freire