quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Caravanas das boas Práticas Pedagógicas visita a Heitor Villa-Lobos

Robótica de escola municipal conquista prêmio na Holanda 

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre conheceu, na manhã desta quinta-feira (5/9), o resultado positivo da participação da equipe de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, Lomba do Pinheiro. O grupo de 11 alunos viajou à Holanda com a intermediação da Cece e o apoio financeiro da Secretaria Municipal de Educação, onde se sagrou campeão mundial na categoria técnica de dança com robôs. A coreografia foi criada em parceria com alunos da oficina de dança da escola em conjunto com outras duas equipes de países participantes do Campeonato Mundial.

Recebida pela diretora da escola, Márcia Mercedes Eilert de Vasconcelos, a presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), explicou que a visita faz parte da Caravana de Boas Práticas Pedagógicas, que os vereadores realizam desde o início do ano. No final do ano, um seminário, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro, será realizado para a apresentação de projetos de sucesso desenvolvidos nas instituições de ensino da cidade, entre os quais a Dança com Robôs da equipe da Villa-Lobos, que já confirmou presença.

Reconhecimento 

A Escola Villa-Lobos é conhecida pelo trabalho da Orquestra de Flautas, criada há mais de 20 anos. Agora, as oficinas de robótica, que existem desde 2007, tomaram corpo e estão tendo o reconhecimento de toda a comunidade escolar. Segundo a professora coordenadora do trabalho, Cristiane Pelizolli Cabral, os resultados são positivos desde as primeiras participações dos alunos em campeonatos e torneios, “superando escolas particulares e com tradição nesse tipo de competição”, afirmou.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Cristiane destacou que, em sete anos, o trabalho, “já se tornou uma referência dentro da escola pelo empoderamento dos alunos integrantes das equipes frente ao grupo maior de meninos e meninas da comunidade”. Atualmente, a coordenadora do trabalho, busca a efetivação de um convênio com a escola da rede estadual Rafaela Remião, para que os alunos que ingressarem no segundo grau possam ter garantida a continuidade no projeto de conhecimento da robótica. Uma parceria este ano já resultou na primeira conquista de uma equipe da escola estadual na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Os alunos das equipes também já são monitores de outros alunos através do Mais Educação.

RH

A falta de recursos humanos é uma realidade, conforme a direção da escola, entre as necessidades da escola para o desenvolvimento do projeto, está a ampliação de carga horária das professoras coordenadoras das oficinas de robóticas (20 horas) e artes (10 horas). Em outras áreas também há deficiência - sócio-história, 20 horas; língua estrangeira, 10 horas; Rolância, 20 horas; coordenador de turno, 20 horas; arte e educação, 40 horas; e secretaria, 40 horas; além de mais um estagiário de Inclusão. 

Outro ponto colocado pela direção é o atraso no cumprimento de algumas etapas de um convênio firmado com a Empresa de Processamento de Dados do Município (Procempa). Entre outros pontos não atendidos, está a reforma da sala em que os alunos realizam as oficinas e treinamentos para as competições de robótica.

Apoio 

Perto de acontecer mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Fortaleza, não está garantido o apoio do município para a participação da equipe de Dança com Robôs. “Apenas a equipe de Resgate, que é uma das modalidades, conta com recursos para concorrer”, desabafou Cristiane Pelizolli Cabral. Ela busca o apoio de empresas e pessoas físicas que desejarem auxiliar, com a doação de kits Lego ou de outra forma de ajuda para que o trabalho com os alunos seja realizado com mais tranquilidade. 

Para conhecer mais detalhes sobre o trabalho e premiações conquistados pela Equipe de Robótica da Emef Heitor Villa-Lobos, basta acessar o blog (www.roboticavillalobos.blogspot.com) ou a página criada no Facebook (Equipe Robótica de Robótica Educacional), enviar e-mail para o endereço eletronicoroboticavillalobos@gmail.com ou ainda ligar para a escola pelos fones (51) 3289-5895 e 3311-9113. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMPA.