sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Rodoviários e Brigadianos se organizam para ter Cooperativa Habitacional

Foto Divulgação Gabinete
Com o apoio e articulação de Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, representantes dos Rodoviários e da Brigada Militar residentes em Porto Alegre, conheceram esta semana a Cooperativa Habitacional dos funcionários dos Correios.

Conforme Sofia, “o Núcleo Cidadania e Moradia dos Correios nasceu da luta dos trabalhadores que organizaram uma Cooperativa Habitacional, que hoje tem em torno de 5000 sócios.

Uma reunião com administradores da Cooperativa Habitacional dos Correios (Cohrreios), deu início a proposta de criar um projeto de moradia popular que contemple os Rodoviários e Brigadianos.

Coohrreios

A Coohrreios existe desde 2004, quando, em Porto Alegre, funcionários da ECT resolveram se unir para uma ação dentro de uma visão cooperativista, propondo parceria com municípios, direção da ECT e governo federal para reduzir o déficit habitacional para famílias de baixa renda. A partir de 2006 houve uma alteração estatutária e, atualmente, não apenas os funcionários dos Correios podem aderir à cooperativa, mas também outars categorias de trabalhadores, servidores públicos ou não, que se enquadrem dentro da regra principal: receberem até três salários mínimos. Os projetos desenvolvidos pela Coohrreios já despertaram a atenção da atual direção da ECT, que discute a possibilidade de exportar a experiência gaúcha para todo o país.

Com informações do Portal Claudemir Pereira.