quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sofia palestra no Encontro Inter-regional com professores do Curso Normal

Foto Divulgação 16 ª CRE/RS 
Mais de 70 profissionais da educação das Escolas de Ensino Médio Normal das Coordenadorias de Educação de Bento Gonçalves, Vacaria, Caxias do Sul e São Leopoldo participaram nesta quarta-feira (11), no Auditório do Instituto Estadual Cecília Meireles,  do Encontro Inter-regional com troca de Boas Práticas e palestras.

O coordernador da 16ª CRE, Enio Eliseu Cecagno, abriu os trabalhos afirmando que a Escola tem o dever de humanizar a sociedade, fez uma breve análise conjuntural nacional e mundial e afirmou que a educação deve adaptar-se as novas realidades e dialogar com a necessidades dos alunos.

Foto Divulgação 16 ª CRE/RS 
A palestrante da manhã, professora e vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon, apresentou o trabalho realizado pela Câmara de Vereadores da capital chamado "Caravana das Boas Práticas Pedagógicas", trabalho que reuniu as experiências que são realizadas nas Escolas Públicas Gaúchas e que resultou em uma publicação. "É pela educação que nos tornamos humanos, portanto ela é direito de todos, é um bem público".

Sofia destacou a importância do papel dos "professores de professores" referindo-se aos que atuam com as Escolas de Ensino Médio Normal, "todos são privilegiados e desafiados, hoje a Escola não é mais a fonte do conhecimento da humanidade, hoje ela está em tudo e de forma muito ágil, e por isso precisamos ser o diferencial na vida dos alunos e isto está na humanização da escola "disse a Vereadora.

A tarde a formação seguiu com a apresentação das Boas Práticas das Escolas e com a palestra da professora da UCS Gládis Franck da Cunha sobre avaliação emancipatória.

Fonte: Blog da 16 ª CRE/RS.