terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vila dos Herdeiros - Situação é debatida em reunião

Foto Marta Resing
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) passou a manhã desta terça-feira (17/9) dedicada a pensar a solução para a Vila Herdeiros e a Represa do Sabão, na Lomba do Pinheiro, onde se multiplicam macrófitas que transbordam e entopem o Dilúvio, causando alagamentos que atingem em torno de uma centena de famílias.

A reunião do Grupo de Trabalho da Vila dos Herdeiros, que tem como objetivo encontrar soluções para as famílias que vivem em área de risco, nas proximidades do arroio do parque Saint’Hilaire, contou com a presença, além de Sofia, do vice-prefeito Sebastião Melo, representantes da Prefeitura de Viamão, Metroplan e secretarias municipais.

Conforme Sofia, “das ações emergenciais às definitivas, passos difíceis e lentos, mas o governo municipal pelo menos está reunindo, sob a coordenação do vice-prefeito, e envolvendo Viamão, Metroplan, Corsan, Ufrgs, etc.”

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) apresentou um plano de ação para realocar moradores de 45 casas que estão em local de alto risco. Um cadastro dessas famílias foi feito e a alternativa encontrada pela Prefeitura, nesse primeiro momento, é o aluguel social, até que a área definitiva seja viabilizada. Segundo Sofia, “hoje os moradores tiveram a certeza de moradias definitivas no Jardim Bento Gonçalves II, o que pode animar as famílias a irem para o aluguel social até lá!”

Foto Marta Resing
Sobre a situação das plantas macrófitas, que precisam ser retiradas do arroio, o vice-prefeito Sebastião Melo garantiu que a Prefeitura seguirá realizando o trabalho de limpeza por meio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e do Departamento Municipal de Água e Esgosto (Dmae), mas sugeriu que esse tema seja tratado com uma visão metropolitana. “Precisamos de uma ação de governança, onde Prefeitura de Porto Alegre, Viamão e governo do Estado encontrem um modelo de gestão compartilhada que garanta a segurança dos moradores da Vila dos Herdeiros e também a manutenção do Parque. Vamos buscar essa alternativa através do diálogo”, afirmou.

Em 15 dias, o GT deverá realizar nova reunião para avançar nos temas debatidos.

Com informações do Portal da Prefeitura de PoA 

Veja também: 
Em 2011, Sofia presidente da Câmara de Vereadores, levou o programa Câmara na Comunidade na Vila dos Herdeiros, e a comunidade, na época, já enfrentava dificuldades devido as constantes enchentes causadas pelo transbordamento da barragem Saint Hilaire.