segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Adolescentes da Fase mostram sua arte em exposição na capital

Foto Mario Pepo
Prestigiando o trabalho coordenado pelo artista plástico Aloísio Pedersen, a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara de Porto Alegre, a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), esteve nesta segunda-feira (07/10) na abertura da exposição “Um Novo Olhar Sobre a Reinserção Social”, que reúne 25 telas produzidas por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas – sem possibilidade de atividades externas - na unidade PoA II, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).

As obras são resultado das oficinas do projeto “Artinclusão”, ministradas por Aloísio Pedersen, ficarão em exposição até o dia 14 de outubro, no Espaço Cultural do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501 - com visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Foto Mario Pepo
“As telas surpreendem pelo equilíbrio tanto nos temas abstratos quanto nos figurativos. O colorismo remete ao fauvismo (movimento do inicio do século XX). O trabalho deles é um convite à reflexão. Somos espectadores de um mundo que achávamos que conhecíamos”, avalia Aloísio.

Todas as obras, produzidas nas técnicas acrílica sobre cartão ou tela, em 50 x 70cm, serão comercializadas. O valor será dividido entre os jovens.

Após a inauguração da exposição, Sofia assistiu, no auditório do CAFF, a palestra “A Linguagem Simbólica do Desenho e Pintura como Ferramenta de Reinserção Social”, com Aloísio Pedersen.

Fonte: Portal da Fase/RS