terça-feira, 22 de outubro de 2013

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas visita escola Amigos do Verde

Foto Francielle Caetano/CMPA
Dentro da Caravana das Boas Práticas Pedagógicas, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve na escola Amigos do Verde na tarde desta terça-feira (22/10). O objetivo da visita da presidente da Cece, Sofia Cavedon (PT), e do vereador Professor Garcia (PMDB) foi o de conhecer o projeto voltado à alimentação saudável dos alunos da instituição, que é particular e atende crianças de um a 11 anos de idade (Educação Infantil e Ensino Fundamental até a 4ª série).

O diretor da escola, Frederico Carneiro Behrends, explicou que quase 90% dos alimentos oferecidos aos 130 estudantes, nas cinco refeições diárias, são adquiridos de produtores que fazem o cultivo de orgânicos, ou seja, alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos. “A escola existe há 30 anos. Fizemos a opção por uma alimentação consciente”, informou a diretora fundadora, Sílvia Carneiro.

Todo o material orgânico que passa pela mesa das crianças é depositado depois em uma composteira e vira adubo nas duas hortas da escola, onde os alunos recebem lições sobre o cultivo de alimentos. “Tudo isso está dentro da rotina diária das crianças”, disse Sílvia.

Foto Francielle Caetano/CMPA
A Amigos do Verde também conta com alguns animais (como garnizés e tartarugas), cisternas para o armazenamento de água da chuva e árvores frutíferas de várias espécies. No entanto, a direção da escola teme que muitas árvores sejam derrubadas para a construção de uma obra viária conhecida como Trincheira da Cristóvão. “No projeto original estava previsto até o corte de gerivás centenários”, comentou o diretor. 

Seminário

Entre 29 de outubro e 1º de novembro, as experiências das escolas participantes do projeto Caravana das Boas Práticas Pedagógicas/2013 estarão expostas no hall de entrada do plenário Otávio Rocha. Já em 31 de outubro, começará um seminário com a palestra Educação como exercício de Poder, ministrada pelo professor Vítor Paro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

A programação continua no dia seguinte, com reflexões sobre as práticas pedagógicas visitadas, que terá a mediação da professora da PUCRS, Ana Lucia Freitas, e a palestra Formação Cultural da Professora e do Professor, com Elvira Souza Lima (pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música).

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo link http://inscricoes.camarapoa.rs.gov.br/inscricoes/new.

Saiba mais...

Matéria publicada no Portal da CMPA.