sábado, 5 de outubro de 2013

Conae 2014 - Sofia falou sobre Educação e Diversidade

Foto Divulgação Seduc/RS
Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon, vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), participou e palestrou na etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) que começou na sexta-feira (4), na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, em Porto Alegre.

A Conferência foi aberta pelo secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo e pelo secretário executivo-adjunto do Ministério da educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário participou da solenidade. A cerimônia de abertura teve a apresentação da Orquestra Villa Lobos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, de Porto Alegre.

Foto Divulgação Seduc/RS
O secretário Azevedo lembrou os 25 anos da Constituição Federal. “Foi ela que assegurou a educação como um direito subjetivo, que não pode ser questionado. Saímos de uma situação em que a educação era um privilégio para o direito à educação”. A ministra Maria do Rosário afirmou que a educação está no centro do projeto nacional de desenvolvimento e dos direitos humanos.

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Rosa Mosna, destacou o papel do fórum nacional e dos fóruns estaduais de educação para a realização da Conae 2014. A vereadora Sofia Cavedon disse que a mobilização popular foi decisiva para aprovar a destinação de recursos da exploração do petróleo para a educação. Já a deputada Ana Afonso ressaltou o caráter democrático da Conae.

Foto Divulgação Seduc/RS
Sofia Cavedon destacou na abertura do encontro que os educadores e as educadoras que participam da Conferência compreenderam que é preciso "ocupar" o estado brasileiro para a educação ser prioridade! “A participação na Conferência Estadual da Educação preparatória para a Nacional tem o mesmo sentido da massa nas ruas em junho, que conseguiu a aprovação dos Royalties do Petróleo para a Educação: exigir a aprovação do Plano Nacional da Educação com os 10% do PIB para a área, que dorme no Senado, por exemplo, é uma das lutas que temos que conquistar!"

A conferência reúne 1.200 delegados, representando 106 conferências municipais e intermunicipais.

Educação e Diversidade

Foto Marta Resing
Nos colóquios de sábado (05), Sofia palestrou no Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, coordenado por José Antonio dos Santos da Silva, coordenador do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS. A parlamentar petista falou sobre a educação e a democratização na escola no acesso, gestão e conhecimento. Sofia discorreu também sobre os preconceitos e direitos humanos. Acesse aqui a apresentação.

Com informações do Portal da Seduc/RS.

Veja também: 
Conferência de abertura discute os desafios da educação no Brasil