sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Governo do Estado promove encontro de Agentes Comunitários de Saúde

Foto Divulgação SES
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou na tarde desta sexta-feira (04/10) do o II Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de Porto Alegre, promovido pelo governo do Estado em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, que reuniu mais de 700 profissionais da área.

No evento, realizado na data em que é comemorado o Dia do Agente Comunitário de Saúde, foram realizadas atividades de capacitação e troca de experiências no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Na abertura do evento, a diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS) da SES, Sandra Fagundes, endossou a importância da atuação dos agentes no fortalecimento da atenção primária em saúde. "O SUS criou novos atores sociais, e um dos mais importantes é o agente comunitário de saúde", afirmou.

Sandra defendeu a participação dos agentes na discussão sobre como organizar os serviços de saúde pública para atender as reais demandas da população. "Como nós trabalhamos no tecido da sociedade? Os agentes comunitários de saúde têm papel nesse debate, já que atuam com respeito à cultura dos territórios, em equipe multiprofissional onde uns aprendem com os outros", disse.

Foto Sofia Cavedon
Hoje, mais de nove mil destes profissionais atuam no Rio Grande do Sul, contratados pelos municípios. Através de visitas domiciliares, eles desenvolvem práticas de atenção, promoção, prevenção e cuidados de saúde. Integram o conjunto das ações dos agentes a orientação para uso adequado dos serviços de saúde, o agendamento de consultas e exames para os usuários do SUS, e o desenvolvimento de ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde.

O Rio Grande do Sul também conta com agentes comunitários da Saúde Quilombola e agentes comunitários da Saúde Indígena.

Fonte: Portal da Secretaria Estadual da Saúde (SES).