quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Movimento Hip Hop tem o apoio do Governo do Estado

Foto Caco Argemi/Palácio Piratini
Sofia Cavedon, vereadora do PT e presidente da Comissão de Educação, Cuçltura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, participou do encontro do governador Tarso Genro, e do secretário da Cultura, Assis Brasil, com os representantes do Hip Hop, quando foi apresentado o resultado das políticas do governo voltadas ao movimento.

Governo apoia grupos de Hip Hop por entender que é um movimento de inclusão social

O governador Tarso Genro recebeu, nesta terça-feira (22), representantes do movimento Hip Hop, no Palácio Piratini e apresentou ao grupo as ações implementadas nos últimos meses, com bases nas questões debatidas no Fórum Permamente de Hip Hop, instância que existe desde 2010 e serve como conexão entre as reivindicações de seus representantes e o Governo do Estado.

"Somos um governo de contratendência, pois administramos um Estado que não foi feito para distribuir renda e incentivar a cultura popular", afirmou o governador Tarso Genro. Entre as ações implantadas pelo governo, estão os dois Pontos de Cultura ligados ao movimento Hip Hop e a liberação de R$ 20 mil reais para as ações a serem realizadas durante a Semana Estadual de Hip Hop, que ocorre entre agosto e setembro.

Foto Alexandre Böer
"O Governo do Estado é apoiador do movimento, pois vemos na cultura Hip Hop um fator de inclusão social", destacou o secretário da Cultura, Assis Brasil. "O Hip Hop é cultura e disputa espaços no campo das ideias", disse o representante da Nação Hip Hop Brasil, Rubem Schutz, o MC White Jay. "Estamos aqui também para defender nossos irmãos, já que aqui no Rio Grabde do Sul, no ano passado, perdemos cinco rappers, assassinados", completou.

Entre as políticas públicas relacionadas com o setor, destacam-se, ainda, o Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra, as oficinas de Hip Hop realizadas através do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e o Mais Cultura, em vigor em todas as escolas gaúchas.