quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Seminário das Boas Práticas Pedagógicas inicia nesta quinta-feira

Arte Mario Pepo
Com Vítor Paro, Elvira Souza Lima e Ana Lucia Freitas 

As inscrições, gratuitas, ainda podem ser feitas pelo site: http://migre.me/gtxDc.

Informações: pelo fone: 51.3220.4342 ou pelo email: cece@camarapoa.rs.gov.br.

Exposição vai até sexta-feira 

As experiências das escolas participantes do projeto Caravana das Boas práticas Pedagógicas/2013 estão em exposição no Hall de entrada do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre esta até sexta-feira - 01 de novembro.

Escolas apresentarão os projetos desenvolvidos 

Promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Seminário das Boas Práticas Pedagógicas inicia hoje com a palestra de Vítor Paro, professor da Faculdade de Educação da USP, que falará sobre a "Educação como exercício de Poder”.
A abertura do evento contará com a presença do secretário estadual de Educação, José Clovis de Azevedo.

Na sexta-feira (01/11),  ocorrerá a Mesa de Relatos, onde as escolas visitadas apresentarão os projetos desenvolvidos e terá a mediação da professora da PUCRS, Ana Lucia Freitas. À tarde Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, falará sobre a “Formação Cultural da Professora e do Professor”.

O Seminário será no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores – Av. Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico.

Algumas das experiências que serão apresentadas

Foto Desirée Ferreira/CMPA 
EMEF Heitor Villa Lobos – Ficando entre as 10 melhores equipes de Robótica do Mundo e sendo campeões mundiais na técnica no encontro realizado este ano na Holanda, a Escola desenvolve o projeto Robótica Educacional, que é a aplicação da tecnologia, possibilitando expandir o ambiente de aprendizagem de forma lúdica e desafiante, utilizando na montagem dos robôs peças de Lego, sucatas e o computador, para dar animação aos modelos criados. Após a visita da Caravana, a vereadora Sofia retornou a escola e fez uma doação de vários jogos de lego.

Foto Francielle Caetano/CMPA
Escola de Educação Infantil Neo-Humanista Ananda Marga - O projeto desenvolvido pela instituição se baseia na Alimentação Saudável (lacto vegetariana), ética e moral, mediação e ioga - princípios que norteiam o trabalho pedagógico das cinco instituições de Educação Infantil Comunitárias Ananda Marga conveniadas com a prefeitura, e que atendem 300 crianças.

Foto Ederson Nunes/CMPA
Escola Estadual Motta e Silva - O projeto da escola está auxiliando na evolução do aprendizado dos conteúdos pedagógicos e do autoconhecimento individual e coletivo. Trata-se de um velho conhecido, o diário de classe, caderno onde são descritos os momentos vivenciados no dia-a-dia de cada uma das crianças e que tem servido como um forte aliado para a mudança de comportamento. Atendendo a um pedido das crianças, Sofia Cavedon retornou à escola e fez a doação de um livro sobre Paulo Freire.

Foto Desirée Ferreira/CMPA 
Escola Municipal de Educação Infantil Pepita Leão - A instituição optou por uma estrutura pedagógica que integra diversas atividades com um conjunto dos projetos sendo desenvolvidos por vários professores, como: grupo de dança, coral, robótica, laboratório de aprendizagem, esportes variados, centro de línguas, laboratório de inteligência de ambiente urbano e o Escola de Leitores – que recentemente foi premiado pelo trabalho de incentivo à leitura.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Colégio Estadual Professor Otávio de Souza - O periódico jornal Otávio Nota Mil, produzido pelos estudantes com o auxílio dos estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), está na 5ª edição. Ao total, seis turmas participam da confecção do Otávio Nota Mil, escrevendo uma matéria cada. O jornal é responsável pela integração dos 600 alunos do Otávio de Souza, que, na produção do projeto, interagem.

Foto Francielle Caetano/CMPA
Escola Amigos do Verde – Desenvolve projeto voltado à alimentação saudável dos alunos, com alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos. Todo o material orgânico que passa pela mesa das crianças é depositado depois em uma composteira virando adubo para as duas hortas da escola, onde os alunos recebem lições sobre o cultivo de alimentos.

Foto Elson Sempé Pedroso/CMPA 
Instituição de Educação, Cultura e Esportes Maria de Nazaré – O projeto que será apresentado é o de incentivo à literatura e à arte, que envolve a elaboração de trabalhos com base em obras de escritores e artistas reconhecidos ao longo da história. Na instituição o trabalho pedagógico é presente em todas as salas, seja em desenhos, trabalhos em reciclagem e no material de apoio criado pelas próprias crianças e jovens para a organização do espaço e práticas de higiene.

Foto Sofia Cavedon
Também estarão apresentando seus projetos no Seminário o Instituto de Educação General Flores da Cunha e o Anglo Vestibulares com a sua Aula 360º. 

Veja aqui a Programação do Seminário.