terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sofia prestigia a 7ª Fecitep

Foto Cristhine Genro/Seduc-RS 
Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, prestigiou nesta terça-feira (15/10), Dia do Professor, a abertura da 7ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep), promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS) e que contou com a participação de 194 estudantes, responsáveis pela elaboração de 79 trabalhos científicos.

Com o tema “Como a pesquisa pode contribuir em favor da vida?” a Feira, realizada na Casa do Gaúcho, encerrou com a premiação dos melhores trabalhos por cada um dos treze eixos. Os vencedores garantem a sua participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e que acontecerá de 20 a 25 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo.

A maior parte dos projetos apresentados é de escolas da rede estadual: são 49 trabalhos, que envolveram a participação de 150 alunos do Ensino Médio Politécnico e da Educação Profissional. Os demais projetos foram desenvolvidos por estudantes das instituições parceiras.

O secretário estadual da Educação, professor Jose Clovis de Azevedo, enfatizou na abertura do evento que a exposição apresenta o resultado de trabalho construído no dia a dia do ensino e da pesquisa, afirmando que, a cada ano, a Fecitep expressa "a indissociabilidade entre ensino e pesquisa". Para o titular da Seduc, o que os jovens trazem é conhecimento. "Conhecimento é o novo. Não há mais razão de existir uma escola que repita o conteúdo já conhecido. É preciso que a escola seja criadora, que instigue no estudante a pesquisa, a curiosidade, e vocês são um exemplo disso", resumiu Azevedo.

Veja também:
Duas escolas da 2ª CRE são premiadas na FECITEP 

Fonte: Portal da Seduc/RS.