quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas visita a Escola Estadual Luciana de Abreu

Projeto pedagógico leva alunos a conhecer trabalho voluntário 

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Estudantes de duas turmas de sexta série do Ensino Fundamental produziram uma revista com o título Por dentro das ONGs. No material de seis folhas, os alunos realizaram entrevistas com voluntários e detalharam o funcionamento de algumas Organizações Não-Governamentais que atuam na Capital. Segundo a professora Nina Antonioni, cada grupo se sensibilizou com uma causa e levantou questões abordadas nos textos.

O projeto pedagógico de Língua Portuguesa da escola estadual Luciana de Abreu, que fica no bairro Santana, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (14/11) à vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A atividade integra a Caravana das Boas Práticas Pedagógicas. “O trabalho voluntário que é feito dentro das ONGs, mas também fora delas, é para além das nossas profissões. E isso faz diferença na vida de muita gente”, ressaltou a parlamentar.

O grupo do aluno Enzo Henz visitou a Sociedade Espírita Ramiro D’Ávila, responsável pela tradicional Sopa do Pobre do bairro Menino Deus. “A gente conheceu o que eles fazem lá e como conseguem doações de alimentos”, contou o garoto.

A intenção da professora Nina é que o projeto tenha continuidade. “É uma prática nova que está nascendo e que tem levado os alunos para fora dos muros da escola.”

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A presidente da Cece também conheceu projetos de outras turmas envolvendo temas como o holocausto. Nas séries iniciais, a escola tem trabalhado com a alfabetização na idade certa, dentro do Pacto pela Educação.

Fonte: Portal da CMPA.