quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Caravana das Boas Práticas Pedagógicas: Escola Simões Lopes Neto tem projeto de incentivo à leitura

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre conheceu, na manhã desta quinta-feira (28/11), o projeto Lendo e Aprendendo, desenvolvido pelas professoras da Escola Simões Lopes Neto, localizada no Bairro Teresópolis. A visita integra a Caravana das Boas Práticas Pedagógicas, cujo objetivo é conhecer, registrar e socializar práticas pedagógicas desenvolvidas por escolas públicas e privadas localizadas na capital.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, acompanhou as apresentações dos trabalhos dos alunos de 7ª e 8ª séries, que traziam como tema A Importância da Leitura. Os estudantes produziram vídeos, telejornais, peças de teatro, além de livros com frases de autores sobre a importância da leitura e uma autobiografia dos alunos, contando a infância de cada um. Segundo a professora Camila Vargas, o objetivo do trabalho é incentivar a leitura e fazer com que os alunos percebam a importância e o prazer de ler.

Durante a visita, a diretora, Nilva Maria da Silva Fraga, destacou que este é o primeiro ano do projeto na escola. “Começamos a dar andamento ao projeto em março, e está sendo muito gratificante. Temos um bom grupo de professoras de português e notamos a diferença em nossos alunos. Encontramos eles lendo na hora do recreio, eles estão sugerindo leituras, e o mais importante: não estão lendo porque são obrigados, mas porque estão gostando. Nós notamos isso”, afirmou.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Dentro do projeto, as professoras pedem um caderno a mais, que fica em um armário na sala de aula. Os alunos escrevem toda semana, ou mês, sobre os livros que leram. Na escola, também há o "cantinho da leitura", no corredor existem livros e revistas.

“A Caravana das Boas Práticas Pedagógicas aprende muito com as instituições visitadas”, afirmou Sofia.

As séries iniciais da escola fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios com o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Fonte: Portal da CMPA.