quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CPI da Ocupação – Sofia mostra que acordo foi cumprido

Foto Ederson Nunes/CMPA
Na reunião da CPI da Ocupação, realizada nesta quinta-feira (14/11), Sofia Cavedon, vereadora que representa a Bancada do PT na Comissão, manifestou-se sobre o depoimento do diretor-geral da Casa Legislativa da capital, Gabriel Müller, mostrando que os ocupantes cumpriram com o acordo feito na época com a Mesa Diretora da Câmara. “No acordo o acesso dos ocupantes era restrito ao plenário Otávio Rocha e aos banheiros, como forma de preservação do patrimônio material, ratificado pelo depoimento do Diretor Geral”. Sofia destaca ainda que o mesmo ocorreu com o controle das entradas do prédio.

A parlamentar lembrou também que os ocupantes nada tinham a esconder sobre os “eventuais danos” sofridos na Casa, tanto que, diz Sofia, “a pedido dos ocupantes a vistoria realizada foi acompanhada pelo próprio Diretor Geral, pelo Ministério Público (MP) e Mesa Diretora da Câmara. “Os ocupantes cuidaram ao máximo os bens materiais e tudo foi verificado coletivamente”, disse a vereadora.

Quanto ao prejuízo causado pela ausência dos funcionários na Casa durante a ocupação, Sofia ressaltou que “se houve prejuízo por não ter expediente de trabalho foi porque o presidente e o diretor-geral da Casa determinaram cancelando as atividades durante o período ocupado. Nenhum funcionário foi impedido de trabalhar”.

Com relação ao cerceamento aos trabalhos da imprensa, Sofia mostrou inúmeras matérias publicadas nos veículos de comunicação de Porto Alegre, comprovando que a imprensa muitas vezes foi chamada em coletiva para acompanhar a ocupação.