sábado, 2 de novembro de 2013

Elvira Souza Lima encerra Seminário das Boas Práticas Pedagógicas

Foto Alexandre Böer
A consultora internacional em desenvolvimento humano, professora Elvira Souza Lima, encerrou o Seminário das Boas Práticas Pedagógicas com a palestra “Formação Cultural da Professora e do Professor”. O encontro foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF).

Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão, o Seminário foi muito produtivo, com palestrantes conceituados mundialmente que encharcaram os educadores com seus conhecimentos, Vitor Paro e Elvira Souza Lima, e principalmente, contou com a socialização das experiências realizadas por várias escolas, com a mediação da professora da PUCRS, Ana Freitas, e que serão relatadas em um livro que será lançado ano que vem.

Pedagogia: uma ciência própria

Foto Marta Resing
Com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música, Elvira Souza Lima, discorreu sobre as dimensões da pedagogia relacionadas ao desenvolvimento humano. “Considero a pedagogia como uma ciência própria, que tem um componente muito forte: a formação das novas gerações” iniciou a especialista. 

A pedagogia, ciência acumulada ao longo de milênios, é uma área que envolve conhecimentos das ciências biológicas e das ciências humanas. O desenvolvimento humano se dá por uma interação entre a biologia da espécie e a cultura: ele é histórico, portanto, a ação dos educadores é sempre situada no tempo e no espaço.

Elvira apresentou diversos recortes da pedagogia sob a perspectiva do entrelaçamento da cultura e da evolução da espécie, recuperando um pouco a dimensão do desenvolvimento humano na prática educativa. 

Em um desses recortes, Elvira afirma que não basta socializar o conhecimento, “é importante socializar as metodologias, os procedimentos e a história que levaram à constituição desse conhecimento. Na realidade, o avanço do conhecimento só foi possível graças a essa socialização”.

No Blog de Elvira Souza Lima vários documentos tratam do tema. Acesse aqui.

Veja também:
- Pesquisador da USP fala sobre educação e poder
- Experiências são apresentadas

Leia abaixo, clicando na imagem, matéria publicada neste sábado (02/11) na Editoria de Ensino do jornal do Correio do Povo.