segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Segundo turno do PED 2013 - Com Ary Vanazzi e Nelci Dias

Com Vanazzi e Nelci no próximo domingo (24/11)!” – Sofia Cavedon

Dois campos políticos disputarão em 2º turno direção do PT  - Por Marco Weissheimer (Sul21) 

O resultado do Processo de Eleições Diretas (PED2013) do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Sul consolidou a composição de dois grandes campos políticos no interior do partido. Na disputa pela presidência estadual do PT, esses dois campos estão representados pelas candidaturas de Ary Vanazzi e Jairo Jorge.

Foto Divulgação Ary Vanazzi
No campo dos apoiadores de Ary Vanazzi, o atual presidente do PT-RS, Raul Pont, destacou o desempenho da esquerda partidária petista no Rio Grande do Sul: “A candidatura do Jairo Jorge nasceu apoiada e apoiando a candidatura do Rui Falcão, embora ele (Jairo Jorge) estivesse na Mensagem ao Partido (principal corrente oposicionista hoje dentro do PT) até um tempo atrás. A estratégia da sua candidatura era apresentar como o novo, que de novo não tem nada, e impor a posição da maioria nacional também aqui no Rio Grande do Sul, um velho sonho do Campo Majoritário. A aldeia gaulesa rebelde seria finalmente derrotada. Mas o resultado foi outro. A aldeia gaulesa segue resistindo. Somando os votos da Mensagem ao Partido e da Articulação de Esquerda aqui no Estado, temos cerca de 60% dos votos no Rio Grande do Sul. O Jairo vai chegar a 39% e as demais forças a algo em torno de 61%. Esse resultado representa uma vitória do campo da esquerda, da luta de resistência contra a burocratização do partido e contra uma política de alianças frouxa do ponto de vista programático”.

Em nível nacional, a Mensagem ao Partido consolida sua posição de segunda força dentro do PT. Proporcionalmente, a Mensagem teve no Rio Grande do Sul seu melhor resultado em todo o país, com Paulo Teixeira ficando quase empatado com Rui Falcão.

Foto Divulgação PT/PoA
Em Porto Alegre, os dois campos também disputarão segundo turno pela direção municipal do partido. A disputa será entre as candidaturas de Rodrigo Oliveira, do Movimento PT, (que fez 49%) dos votos e Nelci Dias, da Democracia Socialista, (com 24%). As candidaturas de José Reis, do PT Amplo e Democrático, (15%) e Marcelo Sgarbossa, da Esquerda Democrática, (12%) devem apoiar Nelci Dias no segundo turno, que será realizado domingo - dia 24 de novembro.

- Leia a íntegra da matéria no Portal Sul21.
- Resultado Final PED2013 no RS.
- Visite a Fanpage de Vanazzi Presidente.
- Visite a Fanpage de Nelci Dias.