terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Comunidade quer manter o Campo do Vasquinho

Foto Francielle Caetano/CMPA
Preocupados com o futuro do Campo do Vasquinho, no bairro Mário Quintana, moradores da região vieram à Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, nesta terça-feira (16/12), expor aos vereadores o receio que têm quanto à transformação do local em uma praça ou mesmo em algum empreendimento imobiliário.

“O que nós temos lá não é apenas um campo de futebol, mas um projeto social e educacional que tira dezenas de crianças das ruas e as afasta da criminalidade”, afirmou Hélder dos Santos Corrêa, um dos líderes do projeto que atualmente recebe 60 crianças e jovens – muitos dos quais estavam presentes na reunião – em atividades esportivas de contraturno escolar.

Corrêa explica que começaram a aparecer rumores de que a prefeitura queria desfazer o campo para construir uma praça devido à falta de áreas verdes na região. Ele não discordou quanto à necessidade de ampliar os espaços de lazer para os moradores da localidade, mas ponderou que “não adianta fazer algo de bom de um lado e destruir o outro”. Ao conversar com as pessoas da comunidade, os representantes do Vasquinho explicaram a importância do projeto e colheram mais de mil assinaturas solicitando a permanência do campo de futebol 11, em documento entregue à Cece.
Foto Francielle Caetano/CMPA

O supervisor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Léo Antônio Bulling, concordou que há, realmente, falta de campos de futebol 11 na cidade. Ele disse que existe um projeto de governo para expandir os espaços verdes na cidade, mas garantiu que o desejo das pessoas será respeitado. “Se a comunidade quiser, o campo fica. Nós sabemos que é preciso preservar estes espaços nobres de esporte e recreação para jovens e crianças”, afirmou Bulling, que apoiou a iniciativa dos moradores. Representantes das secretarias de Urbanismo, Rafael da Silva Larangeira, e de Esportes, José Antônio Brizola, também se dispuseram a colaborar para que o campo seja mantido e, se possível, melhorado.

Melhoria esta que foi, inclusive, arrolada como encaminhamento pela presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), que irá enviar ao prefeito José Fortunati cópia do abaixo-assinado, bem como solicitar a preservação total do campo, com as dimensões atuais, e a revitalização do espaço. O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) também participou da reunião.

Fonte: Portal da CMPA.