quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pais de alunos da Tio Barnabé protestam contra o descaso com a escola

Foto Marta Resing
Pais de alunos da EMEI Tio Barnabé realizaram na manhã desta quarta-feira (18/12), uma manifestação de protesto na frente da instituição denunciando o descaso do governo municipal para com a comunidade escolar durante o ano de 2013. Localizada no bairro Azenha, a Tio Barnabé tem 127 alunos entre 0 e 6 anos incompletos.

Foto Marta Resing
Conforme os representantes do Conselho Escolar, que mobilizou os pais, além de ter sofrido duas sindicâncias no ano, que desconstituiu a direção, o quadro funcional da escola está incompleto, faltando professores e monitores. Com o agravamento da crise na escola, atingindo até a estrutura física, o Conselho Escolar procurou a Secretaria Municipal de Educação (Smed) em julho, buscando o diálogo a fim de resolver os sérios problemas que se apresentavam. A denúncia também foi levada ao Ministério Público na época.

Chegado dezembro, o Conselho Escolar cansou de esperar e, após realizar uma assembleia geral com os pais, resolveu levar a conhecimento público a precariedade com que a escola infantil está atuando. Entre as denúncias apresentadas, diz a presidente do Conselho Escolar, Daniela Guedes, está o atendimento de 21 bebês por apenas uma monitora.Os representantes do Conselho afirmam que a proporção estabelecida é de, no máximo, seis crianças por adulto.

Foto Katia Marko/Atempa
A Secretaria da Educação de Porto Alegre, através da diretora pedagógica, Eliane Meleti, que recebeu os pais e a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, informou que a partir de 2 de janeiro irão chamar os aprovados no concurso, tanto para educação infantil quanto fundamental.

Veja também no Portal da Atempa:
Apoio à manifestação de pais de alunos da EMEI Tio Barnabé