segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pinacoteca Ruben Berta está aberta ao público

Foto Alexandre Böer
Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Porto Alegre, participou na tarde desta segunda-feira (02/12) das festividades que marcaram a transferência da Pinacoteca Ruben Berta, um dos acervos públicos mais importantes do Estado, para sua moradia definitiva, o casarão histórico da Rua Duque de Caxias, 973.

Em restauração desde setembro de 2011, o casarão será mais do que um espaço de exposição, o local será um centro cultural, com áreas de múltiplos usos e café. Até então, as obras da pinacoteca estavam guardadas no subsolo da prefeitura, tão longe do público que muitas delas jamais chegaram a ser expostas. Com a nova sede, elas vêm à luz.

Foto Alexandre Böer
No acervo da Pinacoteca estão 125 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas. A coleção foi constituída, na segunda metade da década de 1960, pelo empresário da comunicação Assis Chateaubriand, com orientação do crítico Pietro Maria Bardi, dentro do que chamavam de "museus regionais", uma ideia para unir o Brasil por meio da arte.

A partir desta terça (03/12), a Pinacoteca Ruben Berta estará aberta à visitação regular do público, com entrada franca.

Visite o Portal da Pinacoteca Ruben Berta

Com informações do Portal da Zero Hora.