quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Projeto para mudar plano cicloviário tem votação adiada para 2014

Foto Divulgação EPTC
A proposta de alteração no Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre será votada no ano que vem pela Câmara de Vereadores. Após polêmica entre a base do governo e a oposição na tarde desta quinta-feira (19/12), o projeto foi retirado de pauta e deverá ser analisada na volta do recesso dos parlamentares.

A discussão ocorreu por causa de um acerto anterior entre os grupos sobre a proposta. Em reunião entre lideranças, ficou acordado que a proposta não iria ser votada nesta quinta, na última sessão prevista da Casa em 2013. Como o projeto foi para votação, a oposição ameaçou discutir cada emenda dos cerca de 40 projetos que estão para análise, com o objetivo de atrasar a sessão, que pode ir no máximo até as 3h30min da madrugada.

Foto Ederson Nunes/CMPA
A intenção inicial da Prefeitura era criar um fundo cicloviário e reservar 20% da arrecadação de multas da Empresa Pública de Circulação e Trânsito (EPTC) para a construção dos locais. Mas uma emenda na proposta alterou a forma de financiamento, suspendendo a utilização de multas até 2016.

As Bancadas de Oposição - PT, PSOL e PCdoB, defenderam  a realização de uma audiência no início de 2014 para discutir o plano cicloviário e também o projeto do Parque do Gasômetro, cuja análise da matéria também foi adiada.

Fonte: Portal do jornal Correio do Povo