domingo, 15 de dezembro de 2013

Projeto que permite apresentação dos Artistas de Rua será votado nesta segunda-feira

Foto Sofia Cavedon
Projeto que permite aos artistas de rua as manifestações culturais no espaço público aberto, tais como praças, anfiteatros, largos e vias, será votado nesta segunda-feira (16/12), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

A proposta é fruto da discussão da sociedade civil organizada através de um grupo de estudos formado por representantes do executivo (Smam, Smic e SMC/ Coordenação da Descentralização da Cultura), do poder legislativo, através da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece) da Comissão da Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), Sated/RS e Artistas de Rua.

Conforme Sofia Cavedon, vereadora do PT e presidente da Comissão de Cultura, “o projeto de lei é de extrema importância para acabar com proibições e deixar claro o direito e a responsabilidade do artista de rua com sua cidade e sua população. Também é um reconhecimento desta arte profissional pela municipalidade como um todo”. 

Além de humanizar a cidade, esta atividade traz consigo o mais puro significado de arte democrática e pública que se faz e se produz para todos, sem distinção de classe ou nenhuma outra forma de discriminação, salientam os artistas, enfatizando que: o artista de rua tem como característica a sua mobilidade, beleza plástica e virtuosismo, portanto, afirma-se a potencialidade desta arte em atingir esta população com pouco ou nenhum acesso à arte comercializada.

Conheça aqui o projeto.