quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Centro de Referência em Reabilitação para PPDs e Doenças Raras

Foto Angelisa Silveira
Após protocolar projeto de lei na Câmara Municipal de Porto Alegre, declarando de utilidade pública a Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes (AAPPAD), na mesma quarta-feira (08/01), a vereadora Sofia Cavedon (PT) e o presidente da entidade, Geraldo Niederauer, apresentaram a proposta de criação de um Centro de Referência em Reabilitação à Secretaria Municipal de Saúde da capital.

Conforme Sofia o tão sonhado Centro de Reabilitação, reivindicado pelas entidades que atuam com as pessoas portadoras de deficiência (PPDs) e doenças raras, teve um sinal animador do secretário Municipal de Saúde, Carlos Casartelli. “Na reunião o Secretário afirmou a disposição do município em gerir o Centro fazendo parceria com uma Universidade e com os Governos Estadual e Federal.”

Nesse sentido, explicam Sofia e Geraldo, já ficou pré-determinado que no final de janeiro, em parceria com o INAMPS , deverá ser definido o local onde será instalado o Centro de Reabilitação.

No encontro o Presidente da AAPPAD entregou ao Secretário cópia da Portaria nº 793/2012 do Ministério da Saúde, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Nova Secretária Estadual também já está com a pauta

Foto Divulgação Gabinete
Em reunião com a nova secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, Sofia Cavedon também tratou do Centro de Reabilitação. No encontro a Secretária concordou com a importância do Centro e também apontou positivamente para a implantação da proposta.

Veja também: 
Projeto declara de utilidade pública a APPAAD