quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Transporte Público – Sofia ouve a população

Foto Alexandre Böer
Em mais uma ação do mandato, a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) iniciou novamente as visitas aos terminais de ônibus para ouvir a população sobre o transporte coletivo da capital, à exemplo do que já fez em 2011, quando na presidência da Câmara de Vereadores instituiu o projeto Câmara no Ônibus, que gerou um amplo relatório de denuncias encaminhados para o Ministério Público (MP) e órgãos da Prefeitura.

Sofia ficou por cerca de duas horas nesta quarta-feira (12/2) ouvindo os usuários de ônibus da Zona Norte da capital. Os registros serão encaminhados novamente às instituições afins, como o MP.

Destacamos aqui algumas das reivindicações dos usuários: 

- Todos os ônibus tem que ter ar condicionado;
- Necessidade de ampliar os carros pela manhã, principalmente nos horário de pico. Os ônibus que passam na Baltazar depois das 6h30min estão super lotados;
- Condições do Terminal Rui Barbosa: inseguro, sujo, sem bancos e sem lixeiras;
- Conservação e investimento nas vias e calçadas em especial no Parque dos Maias;
- Retirada de focos de lixo nos acostamentos sem calçadas – como na entrada do Loteamento Fernando Ferrari, por exemplo.

Sofia destaca que a luta não é só por ar condicionado nos veículos. “A superlotação, a falta de alternativas para a Região Sul, como o transporte para o Instituto Federal da Restinga (IFRS), e o cumprimento das tabelas de horários.

Lembramos que no dia 27 de fevereiro (quinta-feira) a Câmara Municipal de porto Alegre realiza dois encontros para tratar do tema:

- Às 14h30min, no Plenário Otávio Rocha (durante a sessão plenária): Secretário Vanderlei Capellari, apresentação da metodologia de atualização do cálculo tarifário do transporte coletivo por ônibus de Porto Alegre;

- Às 19h, no Plenário Otávio Rocha, a ser confirmada pelo Governo Municipal: Audiência Pública sobre a licitação do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre. (esta audiência pública é promovida pelo Governo Municipal, sendo que a Câmara disponibilizará o espaço para o evento).

Arte Mario Pepo
Veja também: 
- Sofia entrega relatório do Câmara no Ônibus ao Ministério Público de Contas 
- Sofia leva demandas registradas pelo Câmara no Ônibus ao Ministério Público