sexta-feira, 28 de março de 2014

30 anos da Escola Amigos do Verde

Foto Mario Pepo
Há 30 anos nasceu um organismo vivo que pulsa, forma e transforma - a Escola Amigos do Verde! Parabéns Silvia, Luna e Fred , que com toda a comunidade escolar lutaram e salvaram este lindo e educativo ambiente da especulação imobiliária!” – Sofia Cavedon

Na noite desta quinta-feira (27/3), a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) prestigiou a comemoração dos 30 anos da escola Amigos do Verde, localizada na Avenida Cristóvão Colombo, Higienópolis.

Foto Mario Pepo
Além de boa música, exposição artística dos alunos e as delícias gastronômicas com alimentos naturais e culinária viva, o evento contou com convidados especiais, como o autor do hino Amigos do Verde, primeiro professor de música da escola, Cléber Fiorentin. Foram atrações do evento a dupla Mathias Pinto, músico, violonista, compositor, arranjador e ex aluno da escola, e Samuca do Acordeon.

A Escola 

Foto Mario Pepo
A Escola Amigos do Verde foi inaugurada em 1984, com uma proposta totalmente inovadora, baseada em teóricos como Piaget, Freinet, Emília Ferreiro, entre outros. O principal objetivo é desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva.
Mas o grande diferencial na época era a preocupação ecológica (visão ecocêntrica) - quando pouco se falava em ecologia e não se tratava de um tema emergente como nos dias atuais - aliada à alimentação naturalista (caráter educativo).

Em 1989, passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série, mudando o nome para "Escola de 1º Grau e Pré-Escola Amigos do Verde". Atualmente, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com as novas leis de Educação.

Veja também:
Escola Amigos do Verde vira área de proteção ambiental