quarta-feira, 12 de março de 2014

Escola Amigos do Verde vira área de proteção ambiental

Foto Luciano Lanes/PMPA 
A vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), participou nesta terça-feira (11/3), do ato de assinatura do Decreto de Proteção Ambiental da Área (APA) remanescente do terreno onde hoje funciona a escola Amigos do Verde, que não for atingida pela obra viária (trincheira) da avenida Cristóvão Colombo. A obra avança numa faixa de 4 metros do terreno.

Na ocasião, também foi homologado o parecer sobre a inclusão do imóvel principal do terreno no inventário do Patrimônio Cultural do Município.

Conforme Sofia, que participou intensamente das negociações, “a ação foi uma vitória da comunidade escolar, que com muito diálogo, obtiveram essa grande conquista, merecida nestes 30 anos da Escola comemorados este ano.”

As assinaturas são resultado de uma intensa negociação, que começou ainda no ano passado e passou por audiências públicas e muito diálogo entre a prefeitura, a comunidade escolar e a Câmara Municipal, até a formalização do acordo que culminou no decreto. "Foi a vitória do diálogo, que nos deixa com um imenso sentimento de gratidão", afirmou a diretora da escola, Silvia Carneiro.

O imóvel principal do terreno será incluído no inventário do Patrimônio Cultural e serão transplantadas 12 árvores (nove jerivás, uma seafortia, uma pitangueira e uma não identificada). Os vegetais serão removidos da área da escola e replantados no Parque Chico Mendes.

Imagem Amigos do Verde 
A Escola Amigos do Verde foi inaugurada em 1984, com uma proposta totalmente inovadora, baseada em teóricos como Piaget, Freinet, Emília Ferreiro, entre outros. O principal objetivo é desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva. Mas o grande diferencial na época era a preocupação ecológica (visão ecocêntrica) - quando pouco se falava em ecologia e não se tratava de um tema emergente como nos dias atuais - aliada à alimentação naturalista (caráter educativo). Em 1989, passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série, mudando o nome para "Escola de 1º Grau e Pré-Escola Amigos do Verde". Atualmente, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com as novas leis de Educação.

Veja também: 
- Escola Amigos do Verde quer reconsideração do decreto que institui a área de proteção ambiental 
- Escola amigos do Verde - prefeitura analisará alternativa para alças laterais na Trincheira da Cristóvão
- Escola Amigos do Verde entrega abaixo-assinado ao vice-prefeito

Com informações do Portal da PMPA.