terça-feira, 22 de abril de 2014

Alunos da Oscar Pereira receberão laptops do Trajetórias Criativas

Foto Mario Pepo
Cerimônia de entrega de laptops para os 600 alunos da Escola Estadual Professor Oscar Pereira, foi o convite que Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital e vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, recebeu na manhã desta terça-feira (23/4) da diretora da instituição, professora Ana Regina Jardim.

O evento, que ocorrerá no sábado (17/5), às 11h, na sede da escola, localizada na Rua Francisco Martins, bairro Cascata, faz parte do projeto Trajetórias Criativas, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS).

Conforme Sofia o interessante da ação da direção da escola é que foram para além do objetivo inicial do projeto, que atende os alunos anos em defasagem idade/série/ano, envolvendo todos os estudantes da instituição.

Trajetórias Criativas 

Foto Patrícia Coelho/Seduc-RS
O Trajetórias Criativas é uma experiência-piloto realizada em parceria da Seduc e o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação a Distância - Le@d / Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é atender jovens de 15 a 17 anos em defasagem idade/série/ano no Ensino Fundamental ou em situação de evasão, tendo por finalidade a correção do fluxo escolar e o acesso ao Ensino Médio, construindo e compartilhando em rede propostas metodológicas diferenciadas que incluam atividades integradas entre as áreas de conhecimento, iniciação científica e uso de tecnologias de interação e comunicação. Os professores realizam um trabalho integrado entre as diferentes áreas de conhecimento visando à criação de espaços pedagógicos para o exercício da autoria, do protagonismo e da autonomia do grupo de estudantes.

Participaram do projeto 12 escolas, sendo sete na 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – Porto Alegre (E.E.E.F. Júlio Brunelli, E.E.E.F. Antão de Faria, E.E.E.F. Nossa Senhora da Conceição, E.E.E. M. Rafaela Remião, E.E.E.M. Professor Oscar Pereira, E.E.E.F. Eva Carminatti, E.E.E.F. Santa Rita de Cassia e outras cinco na 28ª CRE - Gravataí (E.E.E.F. Brigadeiro Antônio Sampaio, E.E.E.M. Campos Verdes, E.E.E.B. Professor Gentil Viegas Cardoso, E.E.E.F. Pres. João B.M. Goulart e E.E.E.M. Maurício Sirotsky Sobrinho).

Para 2014, a expectativa é de ampliar o projeto para mais 30 escolas, em dez CREs.

Com informações do Portal da Seduc/RS.