terça-feira, 29 de abril de 2014

Cece apoia criação de Fórum Municipal de Comunicação

Foto Marta Resing
A proposta de criação de um Fórum Municipal de Comunicação, apresentada hoje (29/4) na Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu o apoio dos vereadores que integram a comissão. A proposta de criação do fórum partiu da Associação dos Profissionais de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Ascompoa).

Conforme a presidente da entidade, Rita Becco, a ideia é que o fórum seja um canal permanente de debate até que o Executivo municipal desarquive o projeto que regulamenta o Conselho Municipal de Comunicação. Rita explicou que o projeto da regulamentação foi arquivado na Câmara em 2005.
Foto Marta Resing

A criação do Conselho Municipal de Comunicação, segundo a Ascompoa, não tem nada a ver com censura à mídia. Cristine Rochol, fotógrafa da Prefeitura e integrante da associação, explicou na Cece que o conselho é uma forma de ampliar o debate sobre a atuação da mídia, permitindo que setores da sociedade civil apresentem sugestões e questionamentos sobre a política de comunicação social existente no município. "Representantes da sociedade, dos trabalhadores e dos usuários precisam ter voz", observou Cristine.

A vereadora Sofia Cavedon (PT) lembrou que a Cece trata do assunto desde setembro de 2013, quando foi procurada pela Ascompoa no sentido de auxiliar a retomada da discussão sobre o desarquivamento do projeto. Explicou, porém, que o projeto só pode ser desarquivado por solicitação do Executivo, que é o autor da proposta. Ela elogiou a ideia de criar o fórum. "O fórum fará a mobilização necessária junto à sociedade para que o governo retome a proposta do Conselho Municipal de Comunicação", acredita a vereadora.

O presidente da Cece, vereador João Derly (PCdoB), disse que a comissão apoia a ideia do fórum e a retomada das discussões junto à prefeitura para o desarquivamento do projeto que regulamenta o Conselho Municipal de Comunicação. "A Cece coloca à disposição datas e espaços na Casa para a instalação do fórum", garantiu Derly.

Foto Marta Resing
Os vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD), Any Ortiz (PPS) e Kevin Krieger (PP) também participaram da reunião e manifestaram apoio tanto à criação do fórum quanto à retomada das discussões do projeto que regulamenta o conselho. No encontro, estiveram presentes ainda representantes do Gabinete Digital do governo do Estado, dos jornais de bairro, de TVs comunitárias e do Sindicato dos Jornalistas do RS.

Fonte: Portal da CMPA.

Veja Também:
Conselho Municipal de Comunicação: projeto volta a tramitar na Câmara de Porto Alegre