terça-feira, 15 de abril de 2014

Coca-Cola e Smed – Nova representação foi levada ao MP

Como segue o convênio da Secretaria Municipal da Educação (Smed) com a Coca-Cola - o que por si só é questionável - caracterizando claramente a indução de crianças e adolescentes ao consumo de alimento com excesso de açúcar.Sofia Cavedon 

Foto Divulgação Gabinete
Após terem tido a notícia que a parceira estava sendo alterada e de ter solicitado providências à Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MP), representantes de vários segmentos da Educação Infantil, Nutricionistas e Médicas, através da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), fizeram novo pedido de providência ao MP, desta vez para o promotor de Defesa do Consumidor, Dr. Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.

Conforme Sofia a finalidade da ação foi levar ao conhecimento da Promotoria o fato da maior gravidade envolvendo a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e a Coca-Cola, cuja parceria entre as partes pretende fazer dos estudantes das escolas públicas municipais prematuros admiradores e consumidores dos produtos da empresa.

Para a médica e professora Noemia Perli Goldraich, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Doenças Crônicas na Infância da Pró-Reitoria de Extensão da Ufrgs, “infelizmente, a parceria entre Coca-Cola e Smed continuará como no projeto inicial, com o agravante de blitz nas escolas com brincadeiras e promotores fardados com uniformes da coca cola nas instituições. “Na política, as respostas atingem os mais fracos. Neste caso as crianças e adolescentes”, salienta Noemia.

“Tour da Taça” 

A Secretaria de Educação de Porto Alegre firmou uma parceria com a Coca-Cola para a realização do “Tour da Taça” nas escolas públicas do município. Segundo informa o portal da empresa, “o Tour da Taça faz parte da campanha da Coca-Cola para Copa do Mundo de 2014, que convidará os fãs para celebrar ‘A Copa de Todo Mundo’”.

Saiba mais:
- Fim de parceria entre Smed e Coca-cola foi solicitado ao MP
- Vitória! Parceria entre a Smed e Coca-Cola está sendo alterada