terça-feira, 22 de abril de 2014

Feira do Livro da Zona Sul inicia esta semana

Bairro Tristeza será centro da literatura de Porto Alegre 

Nos dias 25, 26 e 27 de abril a zona Sul de Porto Alegre será o centro da literatura da Capital. Isso porque a Praça Comendador Souza Gomes, no bairro Tristeza, receberá a 3ª Feira do Livro da Zona Sul. Em 2014, será a escritora Cristina Gomes a homenageada como patrona da Feira. Confira uma breve entrevista com ela que é um dos destaques da literatura infanto-juvenil no Portal do Zona Sul Online.

Christina Dias: a literatura infantil em destaque na edição de 2014

Ganhadora do Prêmio Açorianos de Literatura e do Prêmio da Fundação do Livro Infantil e Juvenil-FNLIJ/RJ, a escritora Christina Dias será a Patrona da 3ª edição da Feira do Livro Zona Sul. Além da homenagem, a escritora fará também o lançamento de sua mais nova obra, “O Aniversário de Tiltapes”, que foi destaque na Feira do Livro de Bolonha, na Itália. “Conheci essa história no interior e achei que crianças de muitos lugares poderiam gostar. Inventar, brincar, se divertir. Esta é a proposta deste livro.” No sábado, 26, dia do lançamento haverá uma oficina de arte sobre o livro seguida de uma "caçada ao Tiltapes” nos canteiros da praça. “Quem sabe não o encontramos por lá?”, brinca a escritora.

“Nós queremos fazer em 2014 a maior Feira do Livro da Zona Sul”, diz presidente

Organizador do evento, o GET Zona Sul acredita que este ano a feira, que foi um sucesso em 2013, irá se consolidar no calendário cultural dos porto-alegrenses. Para o presidente da entidade, Marcio dos Santos, a ideia é fazer com que a comunidade possa prestigiar o evento e aproveitar o que a zona Sul tem de melhor a oferecer. “Nossa intenção é trazer mais destaque e movimentar a região”, salienta e explica: “Com o apoio da Prefeitura e outras parcerias, esperamos para que a comunidade participe e venha prestigiar a cultura.”.

Feira faz parte do Calendário Oficial de Porto Alegre

Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores e autora da Lei 11.551/14 que inclui a Feira no Calendário de Eventos de Porto Alegre, afirma: “transformamos a Feira em evento oficial do município pela importância da descentralização dessa iniciativa, que mobiliza a cultura e a educação em uma região da cidade por iniciativa da sociedade civil”.

A Lei 11.551/2014 foi apresentada pela vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) e construída junto com a direção da Associação do Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul – GET Zona Sul.

Veja a programação completa no Portal do GET Zona Sul.

Veja também:
Feira do Livro da Zona Sul esta no calendário oficial de Porto Alegre em 2014