sexta-feira, 25 de abril de 2014

Programa Aluno Cidadão – Sofia participa de formação

Foto Mario Pepo
Sofia Cavedon, vereadora do PT e vice-presidente da Comissão de educação da Câmara de Porto Alegre, participou nesta sexta-feira (25/4) da formação para a instrumentalização dos professores participantes do Programa Aluno Cidadão, realizada no auditório do Ministério Público.

O programa de educação foi concebido e desenvolvido como ação transversal entre a 1ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Militar do Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar (1ªCia/21ºBPM/CPC/BM), a Secretaria Estadual da Educação e Secretaria da Educação do Município de Porto Alegre, dentro do Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul. 

Foto Mario Pepo
Voltado para crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, tem como público alvo os alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas públicas estaduais e municipais localizadas no Território de Paz da Restinga, a fim de estimular atitudes e comportamentos de cidadania plena através do respeito mútuo, valorização da vida, solidariedade e cumprimento das regras de trânsito.

A meta do projeto é atender a 5 mil crianças e adolescentes em 2014 por meio da formação de professores das escolas dos bairros. São os professores que levarão os ensinamentos aos seus alunos do 5º a 9º ano do Ensino Fundamental.

Este primeiro módulo abordou as temáticas de Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Enfrentamento à Drogadição. Posteriormente, outros módulos irão trabalhar: Trânsito, Saúde e Meio Ambiente (2) e Cidadania, Civismo, Enfrentamento à Violência , Criança e Adolescente, Intrafamiliar, Gênero, Racial, Idoso.

São três os eixos temáticos trabalhados no Aluno Cidadão: 
• Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Combate à Drogadição;
• Trânsito e Meio Ambiente;
• Cidadania, Civismo, Combate à Violência (Jovens, Intrafamiliar, Gênero, Racial, Idoso).

Fonte: RVS Brasil