quarta-feira, 14 de maio de 2014

Escola Infantil para filhos de policiais: proposta de parceria será apresentada

Foto Marta Resing
Porto Alegre poderá ser o piloto da proposta apresentada nesta terça-feira (13/5) ao Comando Geral da Brigada Militar do RS, que prevê a parceria com as prefeituras municipais para que sejam construídas escolas infantis para os filhos de policiais militares.

O projeto foi exposto pela vereadora Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara de Porto Alegre, e uma Comissão de Soldadas que se reuniram com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes e com o diretor do Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, coronel Humberto Teixeira Santos.

Foto Marta Resing
Conforme Sofia Cavedon, a ideia é uma demanda da corporação, e consiste em que a Brigada Militar doe o espaço (terreno/casa), e as prefeituras conveniem com o governo federal, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). “Segue nosso investimento na relação entre segurança e educação, agora apoiando o protagonismo das mães soldadas, a partir da solução dos problemas da Escola de Educação Infantil Tio Chico vamos buscar uma política de atendimento aos filhos dos e das policiais pela parceria entre Brigada, municípios e Governo Federal”, salienta a parlamentar.

No encontro a Comissão de Soldadas solicitou algumas demandas referente a escola infantil Tio Chico, como o suprimento de educadores. A instituição, localizada na Rua Silvado, bairro Partenon, atende hoje 67 crianças.

Parceria 

Sofia destaca também que na proposta as prefeituras poderão disponibilizar vagas na instituição infantil para os funcionários públicos municipais. “Em Porto Alegre já estamos solicitando agenda com a Secretaria Municipal de Educação, onde a Briga Militar irá apresentar o projeto de parceria” informa a parlamentar acrescentando que na capital a proposta também é de que a próxima escola infantil a ser construída já seja dentro desses parâmetros.

Proinfância 

O principal objetivo do Proinfância é prestar assistência financeira aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública. O programa repassa também recursos para equipar as escolas em fase final de construção, com itens padronizados e adequados ao funcionamento das creches e pré-escolas.

Saiba mais sobre o Proinfância.