sexta-feira, 30 de maio de 2014

IFRS em Esteio – Visita a possível local para câmpus avançado

Foto Marta Resing
As tratativas para a instalação em Esteio de um câmpus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) começaram a evoluir no encontro realizado na manhã desta sexta-feira (30/5), no município.

Foto Marta Resing
Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital empenhada na expansão do IFRS no estado, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto, Osvaldo Casares Pinto, conheceram um possível local para a implantação do campus avançado, apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Esteio, vereador Leo Dahmer, pela secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Bernadete Konzen, e pelo prefeito do município, Gilmar Rinaldi.

Foto Marta Resing
O local, o antigo Seminário Claretiano, hoje de propriedade da prefeitura Municipal, tem 11 mil m2 de extensão e conta com prédios desocupados que precisam ser recuperados. A atual gestão do governo municipal vem restaurando um dos prédios, hoje considerados patrimônio histórico e cultural de Esteio. Sofia lembra que este é o terceiro encontro que trata sobre a proposta, que deverá ser apresentada ao MEC, após o Executivo e o Legislativo Municipal, desenvolverem o projeto, que deverá contar com uma minuta ainda em junho.

Expansão do IFRS

Foto Marta Resing
Sofia tem atuado no incentivo a expansão da instituição para o interior do RS (Veranópolis), Litoral Norte (Torres), Região Metropolitana (Esteio) e acompanhado as instalações do câmpus Restinga em Porto Alegre, também tem articulado a implantação do curso de Tecnólogo em Segurança Pública para a Brigada Militar. Ela destaca que, a expansão só tem ocorrido, porque os governos de Lula e de Dilma Rousseff promoveram em suas gestões a ampliação dos Institutos Federais.

Veja também: 
- Tecnólogo em Segurança para a BM no IFRS
- Veranópolis: projeto autoriza a doação de imóvel para instalação do Instituto Federal
- Jogos inauguram Quadra Poliesportiva do IFRS - Câmpus Restinga