segunda-feira, 26 de maio de 2014

Obras escolares - Inaugurada primeira escola do PNO

Foto Cristhine Genro/Seduc-RS 
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (26) a cerimônia de inauguração da primeira escola da Rede Estadual dentro do padrão do Plano de Necessidades de Obras (PNO), no município de Westfália (3ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE - Estrela).

Os 115 alunos passarão a dispor de um prédio novo com 814,75 metros quadrados. O prédio, no valor de R$ 1,3 milhão, conta com salas de aula, laboratórios de ciências e informática, secretaria, sala de direção e SOE, sala de estudos do professor, biblioteca, sanitários, cozinha e refeitório. Além disso, está equipado com aparelhos de ar condicionado, torneiras com água quente, cisterna, paisagismo e ambiente wireless.

Foto Cristhine Genro/Seduc-RS 
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, resgatou o processo de elaboração do PNO e enfatizou que o ambiente escolar deve ser apropriado para instigar a criatividade e o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Informou ainda que outras 130 escolas estão com os projetos contratados para posterior reorganização física. “De fato estamos vivendo um grande momento na educação, de resgate da qualidade da educação pública. Desejo a todos alunos, professores e funcionários da escola Westfália um bom trabalho e reafirmo aqui a minha fé e esperança na educação pública, porque ela é a melhoro que existe, é para todos e todas”.

O prefeito Sérgio Marasca falou da alegria em poder colaborar com a construção do espaço, através das cedência do terreno e engenheiros da prefeitura para adequação do projeto ao padrão PNO. “Quando todos trabalham juntos, quem ganha é a comunidade”.

Foto Cristhine Genro/Seduc-RS 
O diretor-geral da Secretaria de Obras Públicas (SOP), Dedo Machado, informou que o Governo do Estado já realizou 2.020 intervenções no valor de R$ 320,7 milhões. “Começamos o trabalho em 2011 em condições difíceis, com uma estrutura precária de recursos humanos na SOP. Nós conseguimos avançar e hoje estamos aqui inaugurando a primeira escola do PNO. Isso nos traz satisfação e orgulho”.

Já a diretora da escola, Nubia Diana Welp, falou que não imaginava uma obra tão grande e bonita. De acordo com a diretora, o novo espaço será uma alavanca no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio Politécnico. “Posso garantir que esse novo espaço que a partir de agora será a nossa casa, será cheio de entusiasmo para qualificar a educação dos jovens”.

Para Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital e que tem em seu mandato a educação como uma das prioridades, o novo padrão de escola que a atual gestão da Seduc implanta é de conforto, ambiente sustentável e criativo.

Prestigiaram o evento em Westfália, deputados estaduais, representantes de deputados federais e lideranças regionais e locais. 

Fonte: Portal da Seduc/RS.