segunda-feira, 5 de maio de 2014

Preocupação com Carris é levada ao Tribunal de Contas do Estado

Foto Marta Resing
Representando a Bancada do PT da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Sofia Cavedon e o vereador Mauro Pinheiro reuniram na tarde desta segunda-feira (05/5), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola.

No encontro Sofia e Mauro apresentaram a preocupação da Bancada petista com os problemas da empresa pública de ônibus, Carris.

Conforme Sofia eles solicitaram acesso à auditoria referente a empresa, realizada pelo TCE e que há pouco ficou pronta. A parlamentar lembra que a auditoria foi desencadeada por representação feita em 2012, quando ela e uma comissão de trabalhadores da Carris levaram ao Tribunal de Contas inúmeras denúncias de abandono da companhia de transporte público da capital. Entre elas estão o não acabamento de dois prédios que já em 2012 estavam abandonados, sendo um prédio administrativo e a creche para filhos de funcionários; a colocação de carros com a placa “recolhe” passando nas paradas sem pegar passageiros, para recuperar tempo para registro nas antenas de monitoramento da EPTC; e o permanente descumprimento das tabelas.

Foto Porto Imagem
Sofia e Mauro também relataram a preocupação com o edital lançado pela prefeitura para a licitação do transporte público da cidade. “A melhor parte do edital são os BRTs e estão, todos, sendo repassados para as empresas privadas com a Carris de fora do processo, e isso após um grande investimento com recursos públicos nessas obras”, salientou Mauro Pinheiro.

Mauro também questionou para onde estão indo os recursos extras investidos na Carris, na ordem de R$ 28 milhões no ano passado e de R$ 15 milhões até o momento. Será que está acontecendo o mesmo que houve com a Procempa?, indaga o vereador.

O presidente do TCE, Cezar Miola, informou que a grande maioria dos pontos levantados estão no relatório técnico de inspeção especial da Carris, que será encaminhado esta semana para o relator final do processo. 

Veja também: 
Sofia pede auditoria nas contas da Carris