segunda-feira, 16 de junho de 2014

Parceria irá fortalecer a Economia Solidária no RS

Foto Divulgação Gabinete
Em mais um movimento em apoio à Economia Solidária do RS, Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, reuniu-se nesta segunda-feira (16/6), com o deputado federal Dionilso Marcon (PT),  com o padre Rudimar Dal'Asta e Ubiratan de Souza, em Porto Alegre.

Conforme ressalta a parlamentar, “a parceria visa fortalecer os grupos de economia solidária, que passa pela educação popular e pela priorização das políticas públicas”.

Sofia Cavedon esteve junto com o Movimento no ano passado, na luta vitoriosa que conquistou o retorno das Feiras de Economia Solidária no Largo Glênio Peres, local histórico da capital. A lei municipal que restringia o uso do largo proibia a realização da Feira promovida por 9 mil trabalhadores do Rio Grande do Sul e acontece anualmente no local.

História 

A 1ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária aconteceu em 1999, a partir da iniciativa da Cáritas Brasileira Regional RS e da Administração Popular (através da Smic) com apoio da Comissão Pastoral da Terra e Pastoral Operária Estadual. Todas as instituições envolvidas vinha há anos incentivando e apoiando experiências alternativas de geração de trabalho e renda. As primeiras edições foram realizadas na Usina do Gasômetro. A mudança para o Largo Glênio Peres ocorreu em 2005.